Numa Reino havia um
poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá
entrou em depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou-lhe um tabuleiro com
64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a
infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores
de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá.
Sessa explicou que a prática do
jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para
a sua depressão, o que realmente ocorreu. O rajá, agradecido, insistiu para que
Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e este pediu simplesmente um grão de
trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para
a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago
imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Foram feitos os cálculos e
os sábios do rajá ficaram espantados com o resultado que a quantidade
trigo havia atingido, pois, segundo eles, toda a sua produção de Trigo do
reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado
com a inteligência de
Sessa, o rajá convidou-o para ser o principal vizir do reino. Sessa aceitou e
esqueceu a divida do rei em relação ao trigo.
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