Visitantes

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mitos da criação do Xadrez


Numa Reino havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá entrou em depressão e passou a descuidar-se de si e do reino. Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou-lhe um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá.


Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu. O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e este  pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.


Foram feitos os cálculos e os sábios do rajá ficaram espantados com o resultado que a quantidade trigo havia atingido, pois, segundo eles, toda a sua produção de Trigo do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência de Sessa, o rajá convidou-o para ser o principal vizir do reino. Sessa aceitou e esqueceu a divida do rei em relação ao trigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário